quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Um romance em estiagem

Os olhos da pampa (histórias gaúchas)

Um romance em estiagem

Era um tempo difícil. A vida cá na campanha andava puída, sisuda. Terra-rachada. E o coração era uma cacimba esperando água da chuva. Minh’alma-tapera, lambendo as feridas, já não via vida além do portão, trancada em solidão.
Numa tarde mormacenta, dessas de vento pesado e morno, encilhei o pingo malacara, já na rapa do tacho, na capa da gaita, e me fui bebendo estrada, tragando distâncias, entre nuvens de poeira. Eis que, perdido, vagando na paisagem, me fitava um par de olhos castanhos, feito mel de mirim, ou prenúncio de temporal... Chuvarada na campanha!
Alamaula! Foi-se embora a estiagem!
E “dê-lhe boca pro gateado”! Na porteira da fazenda, o meu peito descobriu que o olhar daquela prenda era de inundar estio! O coração se foi torrente abaixo, redemoinho, nas corredeiras do rio... E o amor se fez enchente neste peito cansado, carcomido e vazio.

***

No entanto, tamanho encanto, do mel ao fel, num instante se desfez... Alapucha! Quem güenta o tirão? Quem segura o repuxo? O rio tornou-se pranto e, de tristeza, me afoguei... Já sem forças pra nadar.
A prenda tempo-feio se fez viração. Aquela de olhos castanhos não me deu seu coração e eu, aos poucos, fui secando... Minguando... Vi meus olhos secarem, rasos d’água... Gota a gota... Lua a lua.
Me fui voltando pras casa, à galope, sem olhar pra trás, no meu pingo, que o sol forte e inclemente da campanha já levou em seu estio. Escafedeu-se a última gota de esperança. A última rota gota. Joguei o balde cacimba abaixo, e cortei a corda. Desta água já não bebo. Me atirei no poço de um copo de canha cristalina.
Ainda lembro daquela desdita, da porteira da fazenda, dos espinhos, das corredeiras no rio e do olhar daquela prenda, que era de inundar estio, e de estiar qualquer peão...
Hoje, apenas vago, solito pelas paragens, bebendo a vida, remoendo a solidão de um romance em estiagem que secou meu coração.


(Danilo Kuhn)


Nenhum comentário:

Postar um comentário